Nos meus passeios por Brunhoso por altura da Páscoa dediquei bastante atenção a alguns exemplares da Flora local. Uma das plantas que mais me chamou à atenção é esta que apresento hoje.
Trata-se de uma planta conhecida como Jacinto-da-tarde, de nome científico Dipcadi serotinum (L.) Medik. Foi a primeira vez que reparei nesta planta, mas descobri agora que ela até é bastante frequente, em Portugal e no resto da Europa (mais na região mediterrânica). A sua classificação botânica completa é complicada, mas talvez seja interessante dizer que pertence à Subclasse das Liliaceae que têm outros bonitos exemplares como a Gilbardeira (Ruscus aculeatus), conhecida por baleio, de que se faziam os bassouros p'ra esflujar (tirar a fuligem) das chaminés. Embora as plantas não tenham muita semelhança, se observarmos as pequenas flores que crescem na página inferior das folhas, onde depois se formam os bonitos frutos vermelhos, o caso muda de figura.
Já havia alguns jacintos floridos à volta da Fraga do Poio, mas a grande maioria ainda está para florir. A época de floração é Abril a Junho (segundo os livros).
Como quase todas as plantas da Família Liliaceae, têm um pequeno bolbo que lhe permite sobreviver "cravada" nas rochas quase sem terra nenhuma.
domingo, 30 de março de 2008
Jacinto - Dipcadi serotinum
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário