domingo, 19 de abril de 2009

Um passeio a Cinzas

Nos dias em que estive em Brunhoso, por altura da Páscoa, tive oportunidade de dar largos passeios pelo termo da aldeia. Um dos passeios levou-me a Cinzas. Tentei lembrar-me dos nomes dos locais por onde passei mas não consegui, por isso chamei-lhe só - Passeio a Cinzas. Uma das maiores curiosidades foi mesmo procurar e encontrar a flor do ramo-de-raposa, mais conhecida como rosa albardeira (Paeonia broteroi).

Ao longo do passeio o tempo foi piorando, acabando mesmo por chover. Junto dos lameiros, em Cinzas há muitos caminhos que já estão tomados pelas silvas e onde possivelmente nunca mais vai passar um carro de bois e nem se calhar pessoas.
As aves de rapina gostam de fazer os seus ninhos em Cinzas. Prova disso é que havia muitos de anos anteriores.
Se alguém estiver interessado em repetir o percurso do passeio pode descarrega-lo directamente da Internet para uma grande variedade de modelos de GPS, aqui.

1 comentário:

aix disse...

Parabéns pelo som e pela cor que adornam a reportagem.Há muitos anos ("nem eu sei já quantos" como diria G.Junqueiro)trajectava eu com as vacas,da aldeia até ao lameiro da Azêni(Azenha?),passando
por Cinzas e pelo Rouxinho. A zona de Cinzas era muito arborizada e verdejante mas os carros passavam lindamente, mesmo carregados de feno. Agora, "quem me dera ter asas e voar" como canta o Pedro Barroso. O pormenor(maior)do ninho é de artista. Parabéns e abç.