domingo, 30 de março de 2008

Jacinto - Dipcadi serotinum

Nos meus passeios por Brunhoso por altura da Páscoa dediquei bastante atenção a alguns exemplares da Flora local. Uma das plantas que mais me chamou à atenção é esta que apresento hoje.
Trata-se de uma planta conhecida como Jacinto-da-tarde, de nome científico Dipcadi serotinum (L.) Medik. Foi a primeira vez que reparei nesta planta, mas descobri agora que ela até é bastante frequente, em Portugal e no resto da Europa (mais na região mediterrânica). A sua classificação botânica completa é complicada, mas talvez seja interessante dizer que pertence à Subclasse das Liliaceae que têm outros bonitos exemplares como a Gilbardeira (Ruscus aculeatus), conhecida por baleio, de que se faziam os bassouros p'ra esflujar (tirar a fuligem) das chaminés. Embora as plantas não tenham muita semelhança, se observarmos as pequenas flores que crescem na página inferior das folhas, onde depois se formam os bonitos frutos vermelhos, o caso muda de figura.
Já havia alguns jacintos floridos à volta da Fraga do Poio, mas a grande maioria ainda está para florir. A época de floração é Abril a Junho (segundo os livros).
Como quase todas as plantas da Família Liliaceae, têm um pequeno bolbo que lhe permite sobreviver "cravada" nas rochas quase sem terra nenhuma.

Sem comentários: