quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Helleborus foetidus


Num dos meus passeios pela ladeira encontrei esta planta. Se já a tinha visto, nunca tinha reparado nela. Após algumas pesquisas, chego à conclusão de que é muito frequente em todo o território e que se chama cientificamente Helleborus foetidus. Foetidus anuncia quase de certeza que a planta cheira muito mal. Não sei por que nome é conhecida em Brunhoso, mas no resto do país é Erva-besteira, Erva-dos-besteiros. Gostava de fotografar a flor.
Como é das primeiras plantas a florir, logo em Dezembro, os galegos chamam-lhe erva-chaveira porque tem a chave da Primavera!


Helleborus foetidus L. - ERVA-BESTEIRA
Família: Ranunculaceae
Outros nomes vulgares: besteira, heléboro-fétido.
Características gerais: Erva perene. Possui uma cepa lenhosa, subcilíndrica, vertical e com rebentos laterais. Caules entre 20 a 80 cm, erectos ou ascendentes, robustos, persistentes, folhosos debaixo do ramo inferior, com cicatrizes foliares na parte basal. Folhas radiculares ausentes. Folhas caulinares pedatissectas, glabras, com pecíolo provido de pequenos canais e formando uma bainha que envolve as folhas., com 7 a 11 segmentos estreitamente lanceolados, subcoriáceos, de inteiros a serrados e de cor verde-escuro. Brácteas de cor verde pálido; as inferiores e médias de pecíolo dilatado e limbo reduzido, são transições entre as folhas caulinares e as brácteas superiores, ovadas e inteiras. Inflorescência corimbiforme. Flores numerosas e pendentes. Pétalas largamente ovadas, às vezes truncadas, de um verde pálido, com o ápice, frequentemente, púrpuras, coniventes e formando um perianto campanulado ou globoso.
Floração: Dezembro a Junho.
Habitat: Terrenos pedregosos, sebes, matos e orlas florestais.
Distribuição: Presente em todas as regiões do país, excepto no sul – Baixo Alentejo e Algarve.
Fonte: Biorede - Universidade de Aveiro

Sem comentários: